Será que você ainda gosta de animes?

Bom, como diz o próprio titulo, esse texto é dedicado àqueles que de alguma forma sentem que a partir de um certo momento da sua vida, acabou deixando animes e derivados meio que de lado, e quanto mais o tempo passa, mais percebe que vai criando um certo desgosto pela cultura japonesa, e na pior das hipóteses começa a se convencer que todos aqueles dias que passou na frente do computador assistindo um anime, foi meramente uma “época escura” da vida. A questão é, você esta mesmo deixando de gostar de toda essa cultura?

Antes de tudo, você precisa responder algo muito simples: Afinal, por que eu parei de assistir animes?

Se foi por conta do TEMPO, será mesmo que você parou de gostar? Ou apenas passou a dar preferencia a outras atividades? Acontece muito, que com o passar da adolescência e a entrada da vida adulta, começa a ser muito mais normal a preferencia por sair com os amigos, viajar, ou qualquer outra atividade do que assistir animes, as vezes sem nem notar, já parou até de assistir filmes como antes – Só para pra ver um quando esta no cinema, por que lá, não tem pra onde correr. Então repense, será que o seu gosto por animes simplesmente sumiu, ou tem sido substituído por prazeres que atualmente tem sido bem mais em conta do que passar o dia assistindo como antes?

tokikake01

Talvez tenha sido por não suportar mais o JEITO JAPONÊS. Mas o que seria esse “jeito japonês”? Bom, basicamente são todas aquelas cenas nos animes, doramas, ou qualquer obra, em que não acrescenta em nada no enredo, são só discussões avulsas, comentários sem sentido, ou cenas exageradas, que muita gente não tem “saco” pra ver (eu sou um deles), e por conta disso, acaba desistindo fácil de animes que exageram nisso. Se você é um deles, aqui vai uma noticia boa: Você tem parado de ver animes, apenas por ter pego os errados – É muito natural que ao começar a assistir algo que não te agrade, você pare com aquilo e comece a ver outro. Mas e quando acontece em várias obras da mesma cultura? Passa a ser gerado um desgosto, e a tendência é que com o passar do tempo, aquilo seja deixado de lado como se você tivesse amadurecido pra aquele tipo de entretenimento. Acontece, “meu amigo”, que esse tipo de comportamento também existe na cultura oriental, só é mais aceito por ser uma forma que estamos mais acostumados a vivenciar, por conta disso a cultura japonesa acaba sendo mais discriminada por aqui, o que é um jeito errado de se ver as coisas. Assim como no ocidente, lá no Japão, existem vários tipos de gêneros em suas industrias, dos mais bestas, aos mais complexos, dos mais infantis, aos mais adultos; Basta procurar e com certeza vai encontrar algo que lhe agrade, afinal, tanto lá quanto aqui, existe uma quantidade extraordinariamente massiva de lançamentos por ano. É impossível que nada seja do seu agrado. Uma das formas de encontrar animes de gêneros que você talvez goste, é procurando obras dos seus respectivos diretores, como por exemplo Watanabe, pra obras mais complexas, como Cowboy Bebop ou Kasuzi Nakasima, pra obras um pouco mais descontraídas, como Kill la Kill.

hiyono_fullmetal_alchemist_brotherhood_ova_-_02_1280x720_blu-ray_874e98d0-mkv_snapshot_01-24_2010-01-31_15-13-06

Muitas vezes o motivo pra parar possa ser por que DESENHO É PRA CRIANÇA. Bom, se você tem parado de ver animes por esse motivo, sinto lhe dizer, que você nunca assistiu um anime de verdade – Muito provavelmente deve ter parado pra ver Dragon Ball, Cavaleiro do zodíaco, e com o passar do tempo, prefere muito mais ficar nas ações em live action do que personagens desenhados se batendo. A maior incógnita aqui é: Você realmente já parou pra ver um anime? A resposta talvez seja: Vi uns episódios quando era moleque. E aqui está o seu erro; Muitas vezes os animes tem como principal função te passar uma mensagem, lhe mostrar uma ideologia, que muitos dos filmes que você assiste, estão longe de passar. Não são poucos os animes que vão te fazer sentar e pensar sobre algumas ações, ou até mesmo lhe dar um tapa na cara e dizer que a forma que você pensa sobre determinado assunto é infantil. Portanto, se esse era o motivo de você ter parado de ver animes, dê mais uma chance, mas dessa vez, as obras certas.

kamina-tengen_00317324

Convencer alguém que nunca parou pra assistir um anime de que é algo interessante e prazeroso de se ver pode ser uma tarefa difícil, mas alguém que já enfrentou toda essa cultura e conhece a dinâmica dos animes, sabe que é algo que vale o tempo. Então eu pergunto: Será que você ainda gosta de animes? A resposta é: Sim. Acontece que os seus gostos mudaram, por conta disso, os animes que deve assistir também mudaram, então não coloque na sua cabeça que todos aqueles dias assistindo desenhos foram uma “época escura”, dedique um pouco do seu tempo a animes que se dedicam ao seu gosto, e tenha o mesmo prazer que tinha quando era moleque assistindo aqueles animes de porrada por que sim.

  • Rodrigo Andrade

 

  • Victor Alvarenga

    O problema é que diferente de filmes e series,é difícil você achar uma boa fonte de animes que lhe agradam,ainda mais se é uma pessoa como eu que tem um gosto bem restrito,por ter um publico maior filmes e series são melhor categorizados e é muito mais fácil você achar pessoas que indicam tal filme ou tal serie,do que pessoas que indicam tal animes(ao menos na minha realidade). Isso se junta ao problema do tempo para assistir e assim ao invés de perder tempo procurando o meu tipo de anime,prefiro ir na “certeza” de uma seria/filme…..Texto muito bem trabalhado,parabéns.