Porquê Mirai Nikki é ruim

2 Anos atrás, eu e o Pedro fizemos um vídeo sobre o nosso “Top 3 – Piores animes”. Vídeo esse que tem uma quantidade absurda de comentários negativos, o maior motivo disso, é o anime Mirai Nikki aparecer nesse quadro. Bom, depois de 2 anos, resolvi fazer esse vídeo pra explicar de uma forma mais clara o porquê de Mirai Nikki ser um anime que não me agrada.

Espero que gostem. E lembrem, se não concordar com algo que for dito, responda com argumentos, xingar não vai dar a razão.

 

  • Eita vídeo para gerar discussão kkkkk.

    Concordo com o que foi dito.

  • Igor Goes Oliveira

    Primeiramente,parabéns pelo vídeo, “dar a cara a tapa” com tantos fanboys da obra é realmente tenso, mas vou tentar argumentar defendendo mirai nikki, já que o anime me agradou bastante.
    1º A yuno e o yuki: eu entendo o seu ponto de ter uma figura do sexo oposto idealizada para proteger o seu amado, mas em mirai nikki, eu vejo muito mais uma critica ao machismo que é proposto nas obras japonesas, por tendência a maioria dos mangakas são do sexo masculino,diferente da autora de mirai nikki. Portanto, eu vejo que é muito mais uma critica ao padrão japonês de estabelecer a ideia de que a menina é fraca e precisa ser protegida, do que um clichê.
    2º yuno mata, pra compensar os furos na historia: sinceramente eu não entendi muito bem essa colocação, já que quando assistimos mirai nikki temos que ter em mente que ele conta a historia do 2ºmundo, que ocorre após a vitória da Yuno no 1º mundo, eu deduzindo que os furos de roteiro que vc fala são os momentos que a yuno age de forma a manter o msm padrao do primeiro mundo,vou explicar, quando nós temos uma obra que lida com o conceito de causa e efeito, sabemos que uma mudança simples gera outras muito mais gigantescas no futuro, com esse contexto em mente o objetivo da yuno era manter o mundo mais próximo do anterior, os furos de roteiro são as possibilidades de outros mundo, tanto que a sequencia com que o mundo descorre é semelhante a primeira, mas tem um único furo que ela deixou passar, que foi quando o yuki entra no quarto que ela matou os pais dela. Portanto as mortes estão relacionadas a padronização da linha do tempo, ja q no inicio o mundo era A e A mas se ocorressem situações muito diferentes, poderiam gerar em um curto período de tempo um mundo A e Z, ela tentou criar um A e B ja que um mundo A e A não existe pq cara linha temporal tem sua composição, mas em um ponto especifico pd ser semelhante a outra. Consequentemente, é óbvio que a Yuno tomaria a iniciativa nas ações, já que ela quer manter o mundo de forma que seja minimamente modificado.
    3º Romance da yuno e do yuki: Concordo até certo ponto aquilo não era o romance, era o Yuno querendo ser usada pelo Yuki, para que o futuro não fosse alterado de forma significativa, o Yuki é apenas uma marionete que não sabe seu papel, tanto que o 7 fala que aquilo era um relacionamento de interesses e não por amor. Durante o anime, o Yuki mantém uma indecisão, pq quando ela começa a confiar nela acontece algo que afasta ela dela, que foram os momentos que ele abre a porta e quando ela aprisiona ele, e quando ela tenta matar ele(mas nesse momento ela já ama ela, o que trás uma mudança no panorama de indecisão). É por isso que o “amor” deles só começa a aflorar no fim do anime, por causa das ações da Yuno, que deixam o yuki(cagão) com um pé atrás.

    Obs: Odeio o personagem Yuki.
    Obs²: Não acho que ele começou a gostar dela pelo medo, mas sim pela necessidade que ele tinha de que ela o protegesse, além da mentalidade inocente do Yuki em achar que deveria recompensa-la pelo que ela fez por ele.

    4º Desconexão: Esse era muito óbvio, até pq um anime que lida com conceitos temporais tende a ser desconexo, a linha tomada pela autora para desenvolver a historia tem seu sentido, mas as vezes parece td muito forçado para que ocorra algo, como o yuki chegar na escola nova e pessoas desconhecidas vão falar com ele, pq isso não ocorria na outra escola?Nesse ponto eu concordo, mas nessa desconexão temos os conceitos temporais que afetam o futuro com pequenas mudanças e erro de roteiro que é normal que ocorra em animes com plano de fundo de tal complexidade, mas eu não levo isso como um ponto negativo.
    5ºCenas de tensão:Parabéns para quem fez o vídeo,colocou um ponto muito interessante, que a relação do ambiente com o personagem. Pelo que vc disse o personagem sofre mais tensão do que deveria pq a situação não é tão pesada, esse é um ponto muito pessoal, mas não meu ou seu, mas do personagem, vc pd olhar o personagem com uma perspectiva superficial, ou seja, vc o acha tão “fraco” que ele não tem profundidade e que seu psicológico não deviria ser tão afetado, mas se vc juntar o passado dele com a situação do presente vai ver que ele tem uma carga psicológica nele, não que a situação é muito pesada, mas aquela situação em especifico somada com a carga psicológica exercida pelo passado do personagem traz td essa tensão que por si só n pd ser criada só com o ambiente, mas sim derivada de uma somatória.O sangue é tratado como a violência exercida pela extrema tensão psicológica, no caso de mirai nikki, o anime tem personagens no mínimo exóticos, somando personagens com passado carregados, uma guerra entre os participantes e o ambiente de tensão em que sua vida esta em risco, é mais que normal que o sangue usado para intensificar o peso da situação, já que o anime traz muito sentimentalismo nas ações dos personagens, a ética e a moral, essa tensão que muda a mentalidade do personagem, principalmente o Yuki, onde o menino inocente que nunca matara ninguém, começou a matar quando sua vida foi posta em risco.

    6º Personagens:Perfeita a sua colocação, eu realmente não gosto dos personagens de mirai nikki pelos motivos que vc apresentou, ele são muito mal aproveitados, da um background para o personagem só pra dizer que ele teve uma profundidade, isso não tem sentido nenhum, o personagem se depara com uma situação, ele cria uma ideologia baseada no seu passado, para o fim dele ser completamente podre e sem sentido, é como se o universo rodasse no 1% de possibilidade de que a yuno e o yuki vão vencer e com base nisso os personagens agem os favorecendo. Portanto, eu concordo que eles sejam maus explorados, mas eles não são personagens ruins, cada um tem sua ideologia e vive a partir dela, nós quais fora baseado no seu passado, o fim desse personagens é que são infundados e sem sentido.
    7º Na próxima tbm avalie as Osts e Animação, por que ambos contam muito para avaliação do anime, eu sei que eram criticas negativas, mas esses pontos são positivos no mirai nikki e contam na avaliação de “ruim”.
    Espero que tenha compreendido os meus pontos, msm sendo uma critica negativa ainda acho interessante discutir já que alguns pontos podem passar despercebidas, respeito sua opinião.Obrigado pela oportunidade de defender meu amado anime de personagens maus explorados kkk, abraços!
    Obs:to com preguiça de revisar o texto então se tiver algum erro desculpa kkkk

    • Rodrigo Andrade

      Primeiramente, obrigado pelo elogio inicial, eu pensei muito antes de fazer esse vídeo, afinal, como disse no inicio, a ultima vez que xingamos algo tão amado, fomos duramente criticados. Agora respondendo seus dois pontos:

      1º – Certo, eu até concordo com você sobre a critica feita em cima da fragilidade feminina, mas o maior erro não se encontra aqui, e sim na forma em que tudo é feito ao decorrer do anime. A Yuno é uma personagem que claramente poderia ser o maior ponto forte do anime, mas é bastante desperdiçada em uma tentativa bem mau feita de garota frustrada com todos os ocorridos que é explicado ao decorrer do anime. Nós temos vários exemplos de garotas em animes que podem servir como argumento como critica a fragilidade feminina, a Saber, da franquia Fate é uma ótima personagem que interpreta uma figura histórica que na verdade é masculina.
      2º – Quando eu disse que ela mata pra compensar muitos furos na historia, eu estava diretamente relacionando a momentos em que poderia haver desenvolvimento de vários personagens, o Yuki por exemplo, deixa de evoluir exatamente por que a Yuno acaba roubando todas as cenas e impedindo que ele sequer pense a respeito antes de tomar alguma ação. O único momento em que o Yuki toma uma atitude madura, é desfeito em 5 minutos, quando descobrimos que era tudo um plano da Yuno e que na verdade ele continua o mesmo de sempre, mesmo depois de ver diversas mortes, inclusive a do pai.
      3º – Sim. Sou obrigado a concordar com os seus pontos de vista, apesar de concordarmos que o amor deles foi feito de uma forma, bem… Podre.
      4º – Eu entendo o seu argumento sobre o tempo influenciar na desconexão, e entendo que quando se trata desse tipo de assunto é complicado se manter um enredo sem que não tenha nenhum furo. Acontece que em Mirai Nikki isso acontece constantemente, e de uma forma muito mal planejada, como se o autor estivesse com preguiça de fazer da forma certa. Não é como se o Tempo fosse a desculpa pra todos os erros do anime, até por que temos Steins Gate ae, um anime completamente focado no tempo, mas que mantem a qualidade e com pouquíssimas cenas desconexas.
      5º – Entendo o seu argumento. E entendo perfeitamente a junção do passado de determinado personagem com a situação que ele se encontra atualmente no anime. Mas nós precisamos colocar na mesa também, que por mais que isso venha a ser algo válido, são muitas as cenas, que são feitas apenas pra que a pessoa que esta atrás do monitor, fique empolgada muito mais por conta de todo o sangue ou pela falsa expressão facial do personagem do que pela carga emocional dele.
      6º – Sim. Os personagens realmente não são ruins, mas foi exatamente nesse ponto que eu toquei, são personagens que tinham um potencial enorme, mas que são simplesmente descartados com uma morte podre, e sem sentindo algum. Se fosse pra matar de qualquer forma, não precisava nem se dar ao trabalho de dar uma historia pra eles, muito menos um nome.
      7º – Sim. Na verdade não se tratava de uma analise, mas de um vídeo onde eu deixava claro os motivos do por que de eu não gostar de Mirai Nikki. Mas é obvio que ele não é um completo fracasso, a OST é realmente um ponto muito forte, e que da vida a muitas cenas, inclusive a algumas de suspense que eu preciso admitir que são realmente bem feitas. Enquanto a animação, ele peca bastante também, se você observar um pouco o Deus e o mundo em que eles fazem a reunião, a CGI é completamente fraca e você percebe tudo muito mau feito nessas cenas, mas em relação a arte, é realmente um ponto forte, principalmente no quesito sangue e violência, como o anime tenta dar muita ênfase nisso, é mais do que natural que eles investissem bastante nessa área.

      Obrigado mesmo pelo comentário, é super gratificante receber textos assim com bons argumentos e ótimas colocações. Achei ainda mais legal o fato de você ser um fã da serie, e mesmo assim reconhecer os seus pontos fracos, coisa que muita gente simplesmente ignora, pelo simples fato de ser algo amorzinho na vida dela. Abraços!

      • Igor Goes Oliveira

        1º Sim, como eu já tinha comentado os personagens de mirai nikki são bem mal aproveitados, a única coisa que eu não concordei foi considerar isso como um clichê.

        Aviso: as palavras ditas adiante não devem ser levadas em consideração,já que são ditas por um fanboy de fate(mas a saber não ganha do goku, sou fanboy, não retardado ^^’).

        Cara, comparar a yuno com a saber é quase um crime, a saber foi um personagem idealizado pelo “deus” Kinoko Naso, no quesito de criação, desenvolvimento e aproveitamento de personagens esse cara é sem igual, criar três rotas só para desenvolver todos os personagens e criar um sentimento de imersão absurdo com a obra, por exemplo a shiki de kara no kyokai, a complexidade e profundidade dessa personagem é no mínimo fenomenal, ele consegue dar vida ao personagem, vc sente que aquele personagem tem sua ideologia e que age baseado naquilo, os diálogos são muito bem feitos, vc sente realismo no personagem,as conversas mantém um teor filosófico e uma profundidade incrível. Portanto, vamos respeitar o limite de uma reles humana autora de mirai nikki, pq dom para administrar e trabalhar os personagens ela não tem kkkk, não como o nasu e muito menos como gen urobuchi.

        2º msm coisa do 1º, ela limita o personagem para ele não desenvolver.

        3º Esse era o objetivo kkkkk, mostrar um amor diferente do normal, e podre é apelido, só no final que fica “decente”, mas vc ainda fica com um pé atrás com o “realismo” de um relacionamento tão conturbado como aquele.

        4ºClaro é normal existir erros, só acho que alguns desses são dados pela desconexão, não que isso cubra tds os furos,até pq os personagens fazem o favor de criar furos, com ações sem sentido e mau embasadas.

        5ºNesse ponto eu não concordo, se uma pessoa assistir a obra como entretenimento é normal que ela tenha essa visão, mas quando se assiste com uma critica mais aguçada a tendência é a pessoa receber essa carga emocional e não apenas a violência, até pq como eu já disse a violência é consequência da carga,eu entendi o seu ponto mais o seu argumento é invalido, a partir do momento em que vc tem que considerar a ótica do observador, deixar transpassar algo não é ruim, ate pq o anime trabalha bem com informações nas entrelinhas, isso faz com que vc tenha que prestar muita atenção ou estar realmente imerso no universo da obra para receber essa carga. Mas realmente é difícil ter essa imersão na obra com tantas desconexões e personagens mal desenvolvidos. Algo que eu faço em algumas obras é me imaginar dentro daquele universo, isso ajuda vc a perceber buracos no roteiro ou que vc ainda é ignorante quanto ao universo por isso ele parece esburacado.Essa experiência,no caso de Mirai nikki foi muito boa, vc sentia que a idealização do universo foi bem feita e que era algo realmente interessante, assim como bleach que apesar de ser shonen tem um universo realmente riquíssimo, mas não foi bem desenvolvido ou os personagens não colaboraram para um desenvolvimento decente da obra. Portanto, é algo bem pessoal, mas eu entendi a critica, para alguém mais desatento ou desinteressado na obra passa essa ideia.
        7º O que eu gostaria de passar é a ideia de que há diversos pontos que devem ser analisados para classificar uma obra, e colocando em pauta esses pontos inferisse uma conclusão.Portanto, mesmo que os personagens sejam mal explorados e aja desconexões, só isso não faz com que a obra seja ruim, mas uma junção de problemas, que para mim ainda são insuficientes para classificar como “ruim”, se vc falasse que Mirai nikki era regular, eu concordaria, pois seus pontos denotam isso com clareza, mas ruim eu ainda acho que é muito pesado, tem animes que são muito piores que mirai nikki e são classificados como ruim(né chaos dragon).
        No mais,eu agradeço a atenção e espero poder participar mais vezes nos comentários com esses minis TCCs kkkk, mas “bolar” esses textos requerem um bom tempo e um consumo excessivo de neurônios para conseguir lembrar de tudo.Gostaria de pedir para vcs fazerem um papo anime sobre Kara no kyokai ou Fate, esse universo é muito interessante, trazem criticas e reflexões muito bem fundamentadas, sem contar a qualidade de animação, OSTs e enredo.
        Obs:Kara no kyokai embasou grande parte das minha colocações nesses comentários, e ensinou muito mais que meu professor de sociologia e filosofia kkkkk, Abraços e vou esperar por esse papo anime.
        Obs²: novamente estou com preguiça de revisar conto com sua compreensão e interpretação dos erros ^^.

  • Eumesmonao

    Mirai Nikki é o tipo de anime ruim que cai no gosto do pessoal bem fácil :V eu mesmo gostei mas não foi nada impactante nem que vá me fazer ter uma boa lembrança